Cultivo da alface sob alerta de risco climático
Estudo aponta que cenários de mudanças climáticas, com aumento das temperaturas, pode inviabilizar o cultivo da alface em campo aberto.

Pesquisadores da Embrapa Hortaliças alertam para um cenário preocupante: o cultivo de alface em campo aberto no país corre sério risco de se tornar inviável até o final deste século. O calor excessivo, impulsionado pelas mudanças climáticas, pode se tornar o grande vilão da salada brasileira.
Cenários Hipotéticos
Os estudos, baseados em projeções do INPE e modelos do IPCC, revelam que a maior parte do território nacional enfrentará problemas, caso confirmada a crescente de temperatura, até o fim do século. A alface, que prospera em clima ameno, é extremamente vulnerável a temperaturas elevadas, que podem ultrapassar os 40 graus celsius no verão. Essa temperatura causa desordens fisiológicas graves, como o florescimento precoce e a perda da qualidade comercial.
“Compreender como as mudanças climáticas podem afetar a produção de alface, em um país tropical como o Brasil, é essencial para desenhar estratégias de adaptação. Isso permite antecipar impactos e evitar prejuízos”.
Carlos Eduardo Pacheco, engenheiro-ambiental e pesquisador em Mudanças Climáticas Globais da Embrapa.
Diante desse prognóstico, que aponta para a necessidade de adaptação mesmo no cenário climático mais otimista, a busca por soluções é fundamental. A pesquisa concentra esforços no desenvolvimento de cultivares que demonstrem maior tolerância a esses novos e potenciais extremos de temperatura.
Novos manejos e melhoramento das plantas
Embora sejam cenários hipotéticos, a adaptação dos sistemas produtivos – com cultivares adaptadas ao calor e resistentes ao estresse hídrico, irrigação e agricultura de precisão – se apresenta como a melhor ferramenta de gestão de risco e garantia da longevidade da cadeia produtiva da alface e outras hortaliças, igualmente sensíveis ao calor, de forma que os produtores não sejam pegos de surpresa por um problema que poderia ter sido previsto.
Notícias Recentes
Mais Informação, menos machetes.
Receba novidades e informações do agro diretamente em seu celular, através de nosso canal exclusivo de WhatsApp.

NEWSLETTER
Fique por dentro do Agro. Inscreva-se gratuitamente.
Você receberá uma mensagem para confirmar sua inscrição, por favor, verifique também sua a caixa de spam.
